sábado, 31 de maio de 2014

Resposta Inflamatória

A resposta inflamatória é uma reacção do sistema imunitário à entrada de agentes agressores ou estranhos no organismo que faz parte dos mecanismos de defesa não específica (isto é, a resposta inflamatória produzida pelo sistema imunitária será sempre a mesma qualquer que seja o agente agressor/estranho).

A resposta inflamatória (também designada por inflamação) é a segunda linha de defesa de defesa do organismo e ocorre quando os agentes patogénicos conseguem ultrapassar as barreiras de defesa primárias, o que acontece, por exemplo, após um golpe na pele.Na zona de penetração dos seres patogénicos ocorrem diversos acontecimentos que caracterizam a resposta inflamatória bem como uma intensa actividade fagocítica (presença de inúmeras estruturas que realizam a fagocitose, que é um processo realizado pelo organismo no sentido de neutralizar os agentes agressores) por esta provocada.

A resposta inflamatória é mediada por substâncias químicas produzidas pelo organismo em reacção à entrada de micróbios ou então libertadas pelos mesmos. Uma das substâncias químicas utilizadas neste mecanismo é a histamina produzida por basófilos ou mastócitos (células especializadas presentes em alguns tecidos).
A presença desta histamina e de outros mediadores químicos provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e o aumento da permeabilidade dos capilares que por sua vez provocarão o aumento do fluxo sanguíneo levando ao enrubescimento (tubor) e o aumento de temperatura local (calor). Devido ao aumento da permeabilidade dos vasos, aumenta o fluido intersticial na zona afectada, provocando um edema. A distensão de tecidos provocada pelo edema e a acção de algumas substâncias químicas sobre terminações nervosas são aquilo que provoca a dor.
A acumulação de substâncias químicas no tecido lesionado vai activar o sistema imunitário, atraindo ao local os intervenientes necessários, como os neutófilos e os macrófagos (ou seja os fagócitos , que são estruturas que realizam a fagocitose e que extravasam os capilares dirigindo-se à zona infectada por diapedese). A esta atracção química dá-se o nome de quimiotaxia.
Após a realização da fagocitose, os agentes agressores são neutralizados e inicia-se o processo de cicatrização, são repostas as células perdidas e os tecidos são regenerados.

Adriana Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário