sexta-feira, 30 de maio de 2014

As alergias e a importância da Ig.E

A alergia é uma deficiência do sistema imunitário que provoca uma reacção a substâncias normalmente inócuas, denominadas alergénios. Nesta secção irá aprender mais sobre o que despoleta a reacção, a importância da IgE (imunoglobulina E) e o motivo por que a medição da IgE é um passo importante para gerir os sintomas e ajudar os doentes a sentir-se melhor.

Como é despoletada uma reacção alérgica?


Uma reacção alérgica é despoletada pela substância (alergénio) específica a que a pessoa é alérgica. Quando exposto a este alergénio, o corpo detecta um invasor estranho.
O alergénio liga-se aos anticorpos IgE. Quando isso acontece, o mastócito abre para libertar substâncias inflamatórias, por ex. a histamina, que viaja rapidamente através do corpo para combater aquilo que considera perigoso. A histamina afecta o tecido corporal e provoca uma inflamação.
Os sintomas que se desenvolvem dependem da área do corpo onde é libertada a histamina. Nariz a pingar, olhos lacrimejantes e com prurido, falta de ar e pele seca podem ser sinais de mastócitos a reagir em áreas específicas do corpo.
Para a maior parte das pessoas, a alergia começa como uma condição limitadora e desconfortável, embora inofensiva, e podem passar anos até os sintomas se desenvolverem. Para outras, as reacções alérgicas podem ser mais graves e representar uma ameaça ao bem-estar geral. Em alguns casos raros, determinados alimentos, medicamentos ou picadas de insecto podem resultar num choque anafilático súbito que pode ser fatal.

IgE – os anticorpos do corpo contra alergias

IgE - Imunoglobulina E - é um tipo de proteína denominado anticorpo. Desempenha um papel importante nas reacções alérgicas, sendo por isso frequentemente denominado "anticorpo das alergias".
Se uma pessoa for alérgica a uma determinada substância (alergénio), o sistema imunitário acredita erradamente que esta substância normalmente inócua, por ex. o pólen, é de facto prejudicial ao corpo.
Quando a pessoa fica exposta a esta substância em particular, o sistema imunitário inicia a produção de IgE numa tentativa de proteger o corpo. Os anticorpos IgE permanecem no corpo e, da próxima vez que houver contacto com a substância alergénica, pode ocorrer uma reacção alérgica.
O resultado é que alguém que tenha uma alergia tem níveis elevados de IgE no sangue. IgE específico de cada alergénio. Isso significa que o IgE de gatos só pode despoletar uma reacção alérgica aos gatos.IgE.

Source:
http://www.phadia.com/pt-PT/2/About-Allergy/Explicacao-da-alergia/

Alexandre Pancadas

Sem comentários:

Enviar um comentário