sábado, 31 de maio de 2014

Doença celíaca, o que é?

A doença celíaca é uma doença auto-imune. Entende-se como doença auto-imune o tipo de doença que é provocada pelo próprio sistema imunitário. Ou seja, por motivos ainda relativamente indeterminados o sistema imunitário passa a reconhecer as suas células ou os seus tecidos como agentes agressores (ou agentes exteriores ao seu organismo) sobre os quais é preciso impor uma resposta imunitária. Sendo que nessa resposta imunitária há normalmente produção de anticorpos que atacarão o próprio organismo, os chamados auto-anticorpos.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca, também conhecida por enteropatia sensível ao glúten, é uma doença do intestino delgado caracterizada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente em diversos alimentos, como trigo, aveia e cevada.

A doença celíaca é uma doença de origem imunológica que se caracteriza pela ocorrência de uma intensa reacção inflamatória no intestino delgado todas as  vezes que este é exposto a alimentos que contenham glúten. Em alguns casos, a inflamação pode ser tão severa, que destrói as vilosidades da mucosa do intestino delgado, que são responsáveis pela absorção de boa parte dos nutrientes. O resultado deste processo de inflamação e lesão da mucosa intestinal é uma síndrome de má absorção intestinal (explicarei melhor esta síndrome mais à frente).
A doença celíaca é uma patologia de origem autoimune, sendo uma doença diferente da alergia ao glúten. O mecanismo imunitário da doença celíaca é distinto, assim como o quadro clínico.
A doença celíaca é uma doença relativamente comum e pode acometer qualquer pessoa, porém é mais frequente em caucasianos (brancos) descendentes de europeus do norte. Na Europa e nos EUA cerca de 1 a cada 150 pessoas tem doença celíaca. Nos países nórdicos, esta taxa chega a ser de 1 para cada 90 pessoas. No mundo inteiro, cerca de 25 milhões de pessoas sofrem com esta doença.

Rita Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário